Pintura de predio – Orçamentos Económico
5 (100%) 6 votes

6 DICAS PARA REALIZAR UM BOM ORÇAMENTO DE PINTURA DE PREDIO

pintura de predio

É preciso antes de tudo ter disposição para iniciar os cálculos de um orçamento de pintura sem falhas, condições climáticas e superfícies desgastadas por condições adversas, podem comprometer e determinam prazo e preço de pintura por m2 da obra. Este orçamento serve para pinturas prediais, pintura de fachadas de predios, e pinturas residencias

Pintura predio locatario similares, com metragens muito próximas, tem custo e prazos totalmente diferentes, isso pode facilmente enganar um pintor descuidado e desatento aos detalhes.

Como fazer Orçamento de Pintura por Metro Quadrado?

pintura predial preço m2
pintura de predio preço
orçamento de pintura por metro quadrado
planilha de orçamento de pintura residencial
planilha orçamento pintura excel
orçamento pintura apartamento 2 quartos
planilha de orçamento de pintura predial
orçamento pintura m2
orçamento de pintura pdf
orçamento de pintura residencial online

1 – Primeiramente calcular a área a ser pintada por m2

É necessário fazer uma conta bastante simples, deve ter uma fita metrica de no mínimo 5m, ou a digital, que ajuda bastante nessas horas.

Tire todas as medidas horizontais das paredes, depois calcule a medida vertical
(pé direito)

Considere vãos de profundidade, portas, janelas, colunas e outras áreas paralelas das paredes.

Alguns pintores Ingnora as áreas sem alvenaria como portas e janelas, eu acho beem justo calcula toda a parede pois são areas que tem que fazer isolamento das partes na verdade recortes gasta muito tempo.

Dimensione em seguida apenas áreas separadas por metro quadrado, linear ou unidade, como portas, janelas, rufos e grades, à parte, conforme ilustração de um imóvel externo abaixo:

 pintura de predial por m2

RESUMO: orçamento pintura m2
Área de paredes externas – (Largura) 39 x 6 (Altura) = 234m2
Portas: 2 unidades
Janelas: 3 unidades
Rufos: 12m lineares
Grades: 7m quadrados
Pedras: 5m quadrados

2 – Preparar a Superfície para Pintar

Em pintura de predio na preparação da superfície é o primeiro passo de todo o processo de pintura. A grande dos problemas de pintura de fachadas de predios e pintura de fachada residencial, como a durabilidade e a degradação prematura do revestimento, tem origem em uma má preparação das paredes e tetos.

Preparar a Superfície para Pintar

Avalie o tratamento que deverá ser feito nas superfícies como:
Raspagem de cascas na alvenaria, sela trinca, limpeza e lixamento.
Aplicação de massa acrílica, primario, textura.
Avalie também a preparação de ferragens e madeira como:
Remoção ou apenas preparação de tintas e verniz antigos.
Aplicação de massa própria para vedação de imperfeições, corrosão e desgaste natual

3 – Pintura de fachada residencial – Pintura e acabamento
Para alvenaria é indicada a pintura externa com tinta acrílica fosca, semibrilho ou acetinada, dependendo da necessidade do cliente.

Texturas com base acrílica ajudam a proteger as superfícies de alvenaria. Além disso, a aplicação desses produtos melhora a estética do imóvel e aumentam o custo da mão de obra.

Pintura de fachada residencial preço m2

Ferragens

Normalmente recebem pinturas esmalte, avalie a necessidade de aplicação com pulverização ou pincel, ele tem acabamento fosco, brilhoso ou acetinado.
Lembre-se, pintura antiga com tinta a base de solvente deve receber o mesmo tipo de tinta a base de solvente, por isso não aplique base d’agua.

Madeiras

Também podem receber pintura com tinta esmalte, mas uma vez envernizadas, recomenda-se manter o mesmo acabamento original.
Caso a madeira esteja envelhecida e desgastada por conta do tempo, recomenda-se adicionar corante escurecedor no verniz.

Tijolos e pedras

Normalmente na pintura de predio usa-se aplicação de resinas, vernizes e tinta específica para cada tipo de pedra. Atente-se para as condições de limpeza antes da aplicação de algum produto, caso necessário inclua em seu orçamento de custo a lavagem e remoção de limos, bolores, respingos…

4 –Equipamentos para orçamento de pintura de predio segurança e proteção

Andaimes, rodilhos, sapatas, plataformas de apoio, trava-quedas, escadas, cordas, cabos de aço para fixação.
Todos esses itens devem ser estudados, se possível com orientação de um técnico de segurança do trabalho e planejados com tempo de instalação, tempo de uso e custo total.

Equipamentos para Pintura de Parede

5 – Equipamentos para Pintura de Parede – Materiais de uso e consumo
Avalie com seu cliente quem será responsável pela compra de todos os materiais e Equipamentos para pintura, esse cálculo pode fazer toda a diferença no preço do serviço:pintura de predio

Como Pintar uma Parede Passo a Passo – Materiais de consumo:
Tintas e vernizes
Solventes, massas e texturas
Lixas, fitas de isolamento, lonas e papelões
Trinchas e rolos de uso descartável como em pintura esmalte, resina e epóxi, também são considerados materiais de consumo e devem estar embutidos no preço total dos materiais

Como Pintar uma Parede Passo a Passo

Ferramentas para pintura de parede
Estensor, espátula, desempenadeira, trincha e rolo para pintura latex, são considerados ferramentas para pintura residencial de uso pessoal, ou seja, suas ferramentas de trabalho, e não devem constar neste cálculo.

 

6 – Orçamento de Pintura por Metro Quadrado – Preço M2

Mas quanto cobrar para serviço pintura por metro quadrado em imóveis como este?

A conta pode ser facilmente entendida, a partir de um cálculo em que soma-se o preço m2 médio da mão de obra do pintor x a metragem da área a ser trabalhada.

pintura por metro quadrado

Minha recomendação é que utilize a planilha para cálculos de orçamento de pintura fornecida pelo Pelo site Renova obras e remodelação, e desenhe calmamento o preço m2 de pintura de casa para ter uma média da sua mão de obra para cada tipo de serviço. Acesse aqui para baixa a planilha de orçamento de pintura.

Após a soma, confira se o resultado bate com suas expectativas, aqui na ObrasNet essa planilha sempre nos dá uma direção de preço por m2.

Acesse aqui e baixe também bolsa de serviços de pintura do Jornal do Pintor, pra que tenha um norte dos valores praticados no mercado brasileiro.

Materiais serviço de pintura
Tente discriminar o máximo de informação sobre os tipos e marcas de produtos a serem utilizados, desta maneira minimiza as chances de falha de informações no serviço de pintura.

Caso a opção do cliente seja que compre os materiais a sugestão é que você inclua 15% no valor total materiais por custos extras cotidianos de uma obra.

Orçamento de Pintura por Metro Quadrado – Conclusões

Ao pedir orçamento de pintura de fachadas deve-se atentar para as condições climáticas de temperatura como chuva, sol e tempo humido. Estas condições interferem positiva ou negativamente no prazo final de sua obra. Por isso, serviço de pintura em casos como esses recomenda-se falar com o cliente a quantidade de dias “tralhados” e não dias corridos.

Muitas vezes uma informação mal passada pode comprometer todo seu trabalho e reputação com o cliente, prejudicando financeiramente. Detalhe conteúdos como preparação de superfícies de madeira, ferragem, o tipo de tinta a ser utilizada, condições de trabalho e prazos. veja mais no wikpedia O sucesso em seu orçamento de pintura comercial começa com boa comunicação entre si e seu cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *